DEM perde 40 mil filiados em 2007Rodrigo Maia: “Importante é quem participa da vida do partido”
O DEM foi o partido que mais perdeu filiados em 2007. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 40.264 militantes deixaram a sigla entre janeiro e agosto deste ano. A perda, no entanto, foi classificada como pouco preocupante pelo presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ). Para ele, a saída de filiados tem pouca interferência na vida e no crescimento do partido. “Não importa se perdemos 40 mil. É preciso saber quantos desses participavam da vida política do partido”, disse.
O segundo partido a perder mais filiados em 2007 foi o PTB. Presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, um dos 40 denunciados no caso do mensalão que virou réu por decisão do Supremo Tribunal Federal, a sigla teve redução de 2,2 pontos percentuais nos últimos seis meses. Na contramão do DEM e do PTB estão o PT e o PSDB. O partido do presidente da República ganhou mais de 200 mil filiados entre 2002 e 2006 e continuou crescendo em 2007, aumentando em 2,1 pontos percentuais o número de filiados somente de janeiro a agosto deste ano. O PSDB continua sendo o segundo maior partido do país. Em 2007, ganhou 23.160 filiados.
O PRB, partido do vice-presidente da República, José Alencar, foi o partido que mais cresceu. Criada em 2006, a legenda passou de 3.761 filiados no inicio do ano, para 8.070 em 2007. Em números reais, o PR – partido resultante da fusão de PL e do Prona – registrou o maior número de filiações em 2007: 29.447, o que representa crescimento de 4,5 pontos percentuais.
O levantamento feito pelo TSE mostra o PMDB como o maior partido do país. Com 2,01 milhões de filiados, a queda de 1,9 pontos percentuais não retirou a liderança do partido, que tem em sua sigla mais de 1,59% do total de eleitores do país. O segundo maior partido brasileiro é o PP. A sigla possui mais de 1,2 milhão de filiados. O número representa 0,98% do total de eleitores do Brasil.
“Fragilidade”
Os números divulgados pelo TSE mostram que apenas 9,05% da população é filiada a alguma sigla. O baixo número, segundo o presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio Mello, se deve à fragilidade dos partidos políticos na construção de plataformas bem definidas. “Há um baixo engajamento político da população. Isso, a meu ver, se deve à falta de definições de idéias dos partidos”, avaliou.
O TSE anunciou que os brasileiros interessados em se candidatar nas eleições municipais de 2008 terão até o dia 5 de outubro para se filiar a um partido político e firmar domicílio eleitoral na cidade em que pretendem concorrer.
*É... BORNHAUSEN ACABOU COM A RAÇA MESMO... DO PFL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário