quarta-feira, 19 de setembro de 2007

UBES dá início à organização das Etapas Estaduais do seu 37º Congreso


Faltam pouco mais de dois meses para o 37º Conubes (Congresso da UBES), o maior fórum de organizado de deliberação dos estudantes secundaristas brasileiros. Os preparativos iniciais começaram com o Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) da entidade realizado no começo deste mês em São Paulo, com a presença de 500 lideranças estudantis de todo o país.


Agora, chegou o momento das Etapas Estaduais. Depois, a entidade pretende reunir mais de três mil jovens na Etapa Nacional do Congresso, entre 6 e 9 de dezembro, que terá o tema "Estudantes brasileiros por uma Educação de Qualidade".


A cidade sede do Conubes ainda não foi definida, mas as principais candidatas, Curitiba (PR), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), tem sido visitadas pelo presidente da UBES.


As Etapas estaduais poderão acontecer simultaneamente aos congressos das entidades estaduais. O processo de eleição dos delegados em cada escola deve ser conduzido prioritariamente pelo grêmio estudantil. Se na sua escola não existir um grêmio, ou ele esteja com o mandato vencido, o processo pode ser realizado por uma comissão formada por dez estudantes da escola.


É obrigatório que a etapa estadual realize grupos de discussão e uma plenária final, onde serão eleitos os delegados e suplentes para a etapa nacional. As resoluções de cada etapa estadual serão publicadas no síto da UBES.


O regimento do Conubes aprovado no 10º Coneg teve algumas alterações, sendo a principal mudança em relação ao critério de eleição dos estudantes-delegados e seus suplentes nas etapas estaduais. A partir de agora, poderá ser eleito um delegado e até dois suplentes por escola que tenha até dois mil matriculados, e mais um delegado e dois suplentes para cada fração de mil estudantes na mesma escola. Esse novo processo amplia a democracia e aumenta a participação dos estudantes nas decisões sobre os rumos da UBES. Anteriormente, era eleitos no máximo dois delegados por escola.


Nas escolas com mais de dois mil alunos, o regimento prioriza e recomenda que a eleição dos delegados e suplentes seja feita de forma direta, em urnas. Deixando assim mais visível o processo democrático dentro das grandes escolas e chamando cada vez mais o estudante para participar.


O Regimento completo esta disponível no site da ubes: http://www.ubes.org.br/

Nenhum comentário: