terça-feira, 18 de maio de 2010

Apoio popular ao atual governo, em maio, é quase três vezes maior que o obtido por FHC


O presidente Lula chegou ao último maio de seu governo com a aprovação de 83,7% dos eleitores. Não é o melhor resultado que já obteve (84% em janeiro de 2009), mas é mais do que o dobro do índice de aprovação ao desempenho do presidente Fernando Henrique Cardoso (41,8%) em maio de 2002, último ano de seu mandato.

Já o Governo Lula foi avaliado positivamente neste mês por 76,1% do eleitorado. Essa não é apenas a melhor marca do Governo Lula, mas o mais alto índice de aprovação conquistado pelo governo federal nos últimos 12 anos, pelo menos. E é índice quase três vezes maior do que o obtido pelo Governo Fernando Henrique em maio de 2002.

Esses dados sobre a popularidade do presidente Lula e do governo estão expostos na mais recente pesquisa eleitoral feita pelo instituto Sensus para a Confederação Nacional do Transporte e divulgada ontem. E ajudam a explicar porque a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, assumiu a liderança da disputa – como já apontara o instituto Vox Populi, no sábado, e o Sensus confirmou nesta segunda-feira.

Ouvidos 2.000 eleitores em 136 municípios de 24 estados, no período de 10 a 14 de maio, a pesquisa CNT/Sensus informa que Dilma obteve 35,7%; que José Serra (PSDB) alcançou 33,2%; que Marina Silva (PV) somou 7,3% e que outros oito candidatos de pequenos partidos obtiveram juntos 3,7%.

Dilma lidera também a disputa para o segundo turno. A candidata petista subiu de 37,1%, em janeiro, para 41,8% em maio, enquanto José Serra caiu de 44% para 40,5%.

A pesquisa também apontou a pré-candidata do PT como a menos rejeitada. Pouco mais de 26% dos eleitores disseram que não votariam nela de jeito nenhum. No caso de Serra essa parcela do eleitorado chega a 29,5%; e, no caso de Marina, a 34,4%.

Ao avaliar a capacidade de transferência de votos do presidente Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a pesquisa CNT/Sensus apurou que 20,7% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no candidato de Lula; enquanto isso, mais de 55% não votariam em candidato apoiado por Fernando Henrique. Mais de 60% dos eleitores disseram que só votariam ou que poderiam votar no candidato de Lula, enquanto apenas 23,5% afirmaram que só votariam ou que poderiam votar no candidato apoiado por Fernando Henrique.

O Sensus perguntou também em qual dos dois governos foram gerados os benefícios econômicos e sociais atuais. Mais de 57% do eleitorado atribuiu a geração daqueles benefícios ao Governo Lula; e apenas 17,4% dos entrevistados responderam que os benefícios atuais são devidos à implementação de medidas econômicas e sociais no Governo Fernando Henrique.

Do total de eleitores consultados, 44% afirmaram que escolherão o candidato à Presidência levando em conta os benefícios econômicos e sociais que foram gerados no Governo Lula; e quase 55% apontaram Dilma Rousseff como a candidata que mais representa a continuidade da política econômica e social do atual governo.


Fonte: Brasília Confidencial

Nenhum comentário: