Balanço sobre debates, estrutura e programação cultural mostram que o Congresso da UNE é um dos principais eventos do movimento social brasileiro
O maior fórum organizado da juventude brasileira chega à sua reta final. As plenárias deste domingo encerram um encontro que reuniu 8 mil estudantes de todos os 26 estados brasileiros e também do distrito federal. Os números do 50º Congresso da UNE mostram que ele representa, atualmente, um dos principais momentos de reflexão e decisão do movimento social brasileiro. DebatesO Congresso alterou a rotina da Universidade de Brasília (UnB), com a realização de 12 debates, 18 grupos de discussão e 5 seminários. Grande parte das mesas aconteceram simultaneamente, provocando um grande fluxo de pessoas no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB. No total, foram mais de 51 horas de discussão, com mais de 50 convidados, entre deputados, senadores, intelectuais, artistas e representantes dos movimentos sociais.
EstruturaPara realizar um evento do porte do Congresso da UNE, a organização precisa montar uma verdadeira “estrutura de guerra”. Cerca de 70 funcionários e 100 voluntários trabalharam nesta edição do Congresso. Eles cuidaram do credenciamento, comunicação, sistematização, logística, administração, alojamento, alimentação e transporte.
Os milhares de estudantes ficaram alojados em sete complexos nas imediações da UnB. Para fazer o transporte de toda a galera, foram necessários 30 ônibus exclusivos, que circularam sem parar. Os congressistas tiveram alimentação garantida no Restaurante Universitário da UnB. Só para se ter uma idéia, foram servidas cerca de 10 mil refeições, entre café da manhã, almoço e jantar.
Programação CulturalAs atividades culturais do 50º Congresso também não deixaram a desejar. Realizada pelo Circuito universitário de Arte e Cultura, a programação teve 9 shows, com artistas de diferentes estilos, 4 oficinas, 2 debates e a exibição de 8 filmes de estudantes e outros cineastas.
DelegadosO novo formato de eleições para o Congresso permitiu a presença de 4302 delegados, com direito a voto. Eles foram escolhidos em eleições diretas, num grande processo eleitoral que incluiu campanhas em mais de 300 DCEs por todo o Brasil. Segundo o presidente da UNE Gustavo Petta, o novo formato permitiu “a realização do Congresso mais democrático da história da entidade”
Nenhum comentário:
Postar um comentário