Estudos realizados na época da privatização da Vale revelaram que o patrimônio da Companhia era calculado em R$ 92,64 bilhões: 28 vezes o valor pela qual foi vendida. Quando foi privatizada, a Vale já era uma das maiores empresas estatais do Brasil, a maior exportadora mundial de minério de ferro.
Irregularidades
A participação do Bradesco deu-se de forma indireta no leilão da Vale. Ela não podia participar porque esteve presente no processo de avaliação da empresa. O banco já possuía 17,9% do capital votante da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que, por sua vez, montou o consórcio comprador da maior fatia das ações da Valepar (o atual controlador acionário da Vale). Uma verdadeira negociata!
O mau negócio da privatização da Vale do Rio Doce - e de outras estatais, durante a gestão FHC - foi um dos temas mais enfatizados neste segundo turno por parte da campanha do presidente Lula que, durante seu primeiro mandato, não se manifestou sobre o tema, e poderia tê-lo feito, já que o processo corre na Justiça.
Diante deste quadro social, político e econômico as pastorais e movimentos sociais, CIMI, MST, Movimento de Pequenos Agricultores, Movimento dos Atingidos por Barragens, Marcha Mundial de Mulheres, Central de Movimentos Populares, Central Única dos Trabalhadores, Grito dos Excluídos, Conlutas e Coordenação dos Movimentos Sociais estão convocando o Plebiscito Popular que será realizado na semana da pátria de 2007 e culminará com o 13º Grito dos Excluídos.
Plebiscito Popular
Popular, tocará diversos aspectos relacionados com a boa governança do Brasil: a soberania do país, seus bens naturais, as finanças públicas, o setor mineral, estratégico para o desenvolvimento soberano e solidário do Brasil, as dívidas, o papel do BNDES, o meio ambiente e a ética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário