quarta-feira, 10 de outubro de 2007

PRESIDENTE ENTREGA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO

O Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva entrega nesta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto as insígnias e os diplomas as personalidades agraciadas com a Ordem Nacional do Mérito Científico. A solenidade tem a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã recebem a Medalha Nacional do Mérito Científico, por se destacarem na realização de trabalho e prestação de serviço relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico do País em 2005 e 2006.

Entre os agraciados no quadro da Ordem Nacional do Mérito Científico, estão Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) e Marco Antonio Zago, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq/MCT) na classe da Grã-Cruz.

Na classe de Comendador estão Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, secretário-executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), e Samuel Goldenberg, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Também serão incluídos no cargo de membro nato da Ordem Nacional do Mérito Científico Luiz Antônio Elias Rodrigues, Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Fernando Haddad, ministro da Educação, e Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento.

Histórico

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto do Presidente da República e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam na área científica e tecnológica. A Ordem prevê ainda a entrega de uma medalha de prata à personalidade jurídica que tenha se destacado na área científica e tecnológica.

A indicação dos nomes é feita por instituições e autoridades ligadas à área de C&T. Os candidatos são submetidos à uma Comissão Técnica composta por nove integrantes da comunidade científica, que, posteriormente, são avaliados pelos ministros membros do Conselho, a quem cabe a decisão final.
fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário: